cidadania

Mães de alunos organizam brechó para arrecadar fundos para escola

18.398

Fotos: Gabriele Bordin
Para além das obrigações com os filhos, as mães Kérlen Vianna (à esq.) e Isabel Cassanego atuam no brechó da EMEF Altina Teixeira

Elas acompanham os filhos na escola e, assim que as aulas se iniciam, começa o trabalho. Motivadas em ajudar a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Altina Teixeira, onde os filhos estudam, Kérlen Vianna, Isabel Stefenon Mortari Cassanego, Vania de Menezes Machado e Daniela Tonetto, formam um grupo de mães que se reuniu para formar e administrar um brechó. A iniciativa, que tem o objetivo de arrecadar recursos para a comunidade escolar, conta com doações de roupas, calçados e acessórios.

Veja mais no vídeo:

Segundo Kérlen, assim que chegam, as peças são lavadas e, quando necessário, passam por reforma, feitas pelas quatro voluntárias. As vendas são realizadas na escola às sextas-feiras e o valor dos produtos não passa de R$ 15. 

VÍDEO: estudante busca transformar realidades por meio do voluntariado

Além de ajudar a escola financeiramente, o grupo incentiva o consumo consciente através da reutilização. Entre outros ganhos, para elas, o fortalecimento da amizade das colaboradoras é uma grande recompensa. 

INICIATIVA
Há quatro anos, Kérlen é presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola Altina Teixeira, onde o filho Mateus estuda desde o início do Ensino Fundamental. 

Ela conta que, junto a outras mães da Associação, ajudava no brechó que, até então, funcionava em festas juninas. Percebendo o sucesso das vendas, o grupo percebeu a necessidade de terem um espaço e dias fixos para a ação. 

Voluntário encorajou e treina time de futebol feminino

Assim que a direção liberou uma sala que estava inativa na escola, as vendas nunca mais pararam. Para Kérlen, o mais importante é ajudar: 

- Minha motivação é colaborar com a escola do meu filho. Percebo que o colégio recebe pouca verba pública.

Além do bazar, as mães organizam risotos beneficentes, os quais reúnem grande parte da comunidade que também faz questão de contribuir com as necessidades do local.

PARCERIA
O destino da arrecadação é definido pela APM junto à direção. Parte do valor serve para reforma de salas de aula ou é revertido a festas, como Dia das Mães e Dia dos Pais. 

A artesã Isabel, mãe do estudante Guilherme Cassanego, 12 anos, entrou na APM junto à amiga Kérlen.

- Reciclamos, vendemos e damos destino às roupas, contribuindo, assim, com a sustentabilidade - diz Isabel. 

Conforme a vice-diretora da escola, Candida Ribeiro, a atuação da APM é constante e faz diferença: 

- Percebemos o sucesso dessa atividade e investimos na ideia. O local é um ótimo ponto de encontro para as mães de alunos e, até mesmo, para quem não faz parte da rotina da escola. Pessoas da proximidade adoram ir ao brechó, ao menos para dar uma olhada nos itens. Ali, elas socializam, conversam, trocam ideias e ajudam umas às outras. Vale a pena.

VÍDEO: como reconhecer os sintomas da depressão na terceira idade

COMO AJUDAR?
Doações de roupas, calçados e acessórios são bem-vindas

  • Funcionamento - Às sextas-feiras, das 8h às 10h e das 13h30 às 16h
  • Onde - Na EMEF Altina Teixeira (Rua Generoso de Almeida Rocha, s/n - Vila Caramelo)
  • Telefone - (55) 3212 - 4777 

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Angelus apresenta complexo de capelas fúnebres na quinta-feira

Noites maldormidas têm reflexo na saúde Próximo

Noites maldormidas têm reflexo na saúde

Vida